Muito prazer, sou Vivian Lazar!

Sou artesã por paixão, trago em meu DNA essa característica, herança da minha mãe com a qual aprendi a arte do crochê aos dez anos.

Nasci em Aracaju/Sergipe e minha formação acadêmica é economista. Durante alguns anos, conciliei o trabalho corporativo com a arte do crochê até que a paixão venceu a razão.

Desde menina já me identificava com o mundo das artes o que me levou a fazer diversos cursos em vários segmentos, como: pintura em tela, madeira, alvenaria, cerâmica, tecidos e vitrais.

Antes mesmo de me decidir pelo crochê como missão de vida, desenvolvi alguns trabalhos muito relevantes usando os aprendizados acima. Em 2013, fui convidada para ministrar duas oficinas de arte, a saber:

Uma, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Sergipe, chamada Catando Arte, para as Catadoras de Resíduos Sólidos que resultou em uma belíssima exposição naquele mesmo ano na Biblioteca Pública Epifânio Dórea.

A outra oficina foi de pintura, também em 2013, em parceria com a Secretaria de Saúde do Munícipio de Aracaju para os pacientes de uma unidade do CAPES na Semana da Saúde Mental.

A transição para a arte do crochê foi gradual e consciente, comecei a desenvolver alguns produtos para amigas e familiares e os resultados foram muito positivos e estimulantes para alcançar o meu objetivo naquele momento, construir minha marca de bolsas.

Então, em 2016, assumi de maneira integral o que eu acredito ser a minha essência e a minha missão, preservar a arte popular do crochê e dar-lhe um novo significado através da fusão com o design, conferindo-lhe um alto valor agregado para ter competitividade e atingir novos mercados.

Todas as peças são feitas à mão, únicas e exclusivas, em um processo criativo autoral.

Em meu atelier, produzia as peças com o auxílio de artesãs e costureiras que faziam os trabalhos em suas casas e eu as remunerava por produção e assim funciona até hoje. Também dava aulas presenciais para pessoas que queriam aprender um hobby, terapia ou mesmo empreender.

Em 2017, desenvolvi o meu primeiro projeto social, “Fiandeiras”, na cidade de Divina Pastora, Sergipe, no qual produzi, em parceria com as artesãs daquela comunidade, uma coleção de bolsas que unia dois saberes manuais: crochê e renda irlandesa, patrimônio imaterial do Brasil que tem grande expressão em alguns municípios de Sergipe.

Esse projeto trouxe muita repercussão e gerou um lindo documentário produzido pela Globonews, em março de 2018, no extinto programa Via Brasil.

Além disso, produzia no atelier, em média, duas coleções por ano e expandi o leque de produtos para calçados, decoração e vestuário, vendendo em todo o país e também em outros continentes como, América do Norte, Europa e Oceania.

Em 2018, me mudei para Franca, interior de São Paulo, onde abri uma loja física, como também, montei uma nova equipe com artesãs e costureiras locais. Mas, durante a pandemia, encerrei as atividades físicas e foquei as vendas somente no mercado digital, através do Instagram, Facebook e whatsapp.

Um ponto a ressaltar é que sempre pautei o meu trabalho com um olhar social, por isso, durante a pandemia firmei parcerias com dois projetos sociais, um com o Hospital Pró Criança Cardíaca no Rio de Janeiro e outro com a ONG Vó Tereza em Aracaju.

Em 2021, fui selecionada para integrar a Plataforma Nordestesse, através de sua fundadora, a jornalista Daniela Falcão, o que me trouxe grande visibilidade e oportunidades de expor o meu trabalho juntamente com outras marcas nordestinas em vários lugares.

Em 2023, por meio de uma parceria entre a Nordestesse e o Instituto C&A, fui convidada para produzir uma coleção cápsula de roupas para a C&A. Foi uma experiência muito relevante para minha carreira ter minha marca no portfólio dessa gigante do varejo internacional e elevou meu posicionamento no mercado como uma marca brasileira e sustentável de destaque.

Foto: Daniela Falcão (Nordestesse), Renata Piazzalunga e Vivian Lazar.

No dia 30 de Novembro de 2023, lancei meu primeiro curso online de crochê: “Aprenda Crochê Comigo”, um curso voltado para iniciantes e pessoas com pouca experiência nessa manualidade. A minha ideia é formar uma escola de crochê através de vários cursos avançados, projeto que já está em desenvolvimento para esse ano de 2024.

Outro projeto de vital importância que pretendo desenvolver é o “Ágape”, semelhante ao que foi feito em Divina Pastora-SE, só que com maior envergadura em outros municípios, Laranjeiras e Maruim.

Quero, por meio desse projeto, realizar um grande trabalho que promova mais visibilidade e reconhecimento para a renda irlandesa e para o Estado de Sergipe, tanto no cenário nacional como internacional.

Acredito que a arte é universal, por isso, ofereço a oportunidade de você, não só adquirir as minhas peças, como de aprender a fazer crochê comigo.

O mELHOR curso de crochÊ de todos os tempos !

Aprenda Crochê Comigo